Confira este pequeno guia de mudanças que você pode fazer na rotina para ver a diferença no fim do mês

Economia sempre é bem-vinda, especialmente quando pode ser feita com pequenas mudanças no dia a dia que são rapidamente incorporadas à rotina. Confira a seguir alguns passos simples para gastar menos com seu carro.

1. Dirija no modo econômico

Economizar um pouco de combustível a cada dia pode fazer uma grande diferença no fim do mês. Uma dica é utilizar o ar-condicionado apenas quando necessário. Isso porque ele é responsável por cerca de 20% de aumento no consumo de combustível. Para ajudar nessa tarefa, vale a pena procurar uma sombra sempre que for estacionar e usar insulfilm nos vidros.

Outra recomendação simples é evitar transportar peso desnecessário, como bagageiro removível e suporte de bicicletas. Também vale desligar o carro sempre que estiver parado por mais de 20 segundos. Afinal, um carro ligado, mas parado, pode representar um gasto de 1 a 2 litros de combustível por hora, dependendo do tamanho do motor e do uso do ar-condicionado.

2. Faça manutenção preventiva

Para evitar maiores danos e surpresas desagradáveis para o bolso é muito importante seguir as recomendações do fabricante para a manutenção do automóvel, inclusive em relação à troca de fluidos e filtros. Um filtro de ar sujo, por exemplo, diminui o fluxo de ar para o motor e prejudica a mistura de ar e combustível ideal para um bom rendimento.

Óleo de má qualidade também aumenta o consumo de combustível por gerar maior atrito do motor. Outra dica é cuidar da calibração dos pneus e do alinhamento da direção, que também podem ser vilões do bom rendimento do combustível.

3. Escolha o combustível certo

Quem tem um carro flex e pode escolher entre etanol e gasolina não deve deixar essa decisão ao acaso. Existe uma conta simples que aponta qual combustível está com a melhor relação custo-benefício no momento do abastecimento. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, só vale a pena abastecer com etanol quando ele custar até 70% do preço da gasolina. A dica é dividir o valor do etanol pelo da gasolina. Se o resultado for menor que 0,7, a melhor opção é mesmo o etanol.

4. Encontre postos com melhores preços

Para ajudar nessa missão, você pode contar com aplicativos como o Preço dos Combustíveis, para Android. O app permite que você identifique os preços nos postos de gasolina mais próximos e ainda navegue separadamente por Álcool, Gasolina ou Diesel.

5. Aproveite ofertas de concessionárias

Ficar atento às ofertas das concessionárias para produtos e serviços é outra dica que pode render uma boa economia. Periodicamente, as concessionárias lançam ofertas para compra de veículos zero-quilômetro com taxa zero, IPVA grátis ou descontos consideráveis.

6. Converta gastos em descontos no próximo zero-quilômetro

Outra forma eficiente de economizar na compra do seu próximo veículo é buscar algum programa de fidelidade que garanta bônus e facilidades extras.

FONTE: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/seis-passos-para-economizar-e-gastar-menos-com-o-carro/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu