Para ser um bom motorista não basta dirigir bem. Quando se ocupa essa posição, é essencial reconhecer que tem deveres a cumprir e fazer a vistoria de veículos é um deles. Garantir que o veículo está em boas condições mecânicas e com os documentos em dia evita dores de cabeça no futuro.

Esse artigo é para você que não sabe muito bem quando a vistoria é necessária e não valoriza esse ato tão simples de deixar por no máximo duas horas o carro no Detran ou em uma empresa credenciada (ECV). Aproveite a leitura para ficar por dentro desse processo e descobrir 5 motivos importantes para não pular essa etapa. 

Afinal, quando é que você precisa fazer a vistoria de veículos? Confira a resposta a seguir.   

Quando fazer uma vistoria?

Você comprou ou vendeu um veículo e precisa fazer a transferência de sua propriedade? Ou é dono de um carro e se mudou de município? Fez alguma alteração no veículo ou o carro mudou de categoria? Se sua resposta foi positiva para alguma dessas perguntas, a vistoria de veículos será necessária. 

Mas não pense que é algo que vai atrapalhar a sua rotina. Um profissional qualificado vai saber cumprir o protocolo com agilidade e, ao final, entregar o veículo seguro para transitar nas ruas. Confira o que é obrigatório em uma vistoria:

  • Verificar a quitação do IPVA, licenciamento, Renavam e a existência de multas em aberto;
  • Certificar se o veículo passou por alguma transformação em comparação a montagem original;
  • Fiscalizar a iluminação e parte elétrica;
  • Condição dos pneus.

Conheça 5 motivos para fazer a vistoria de veículos

A essa altura você já entendeu em que momento deve ser feita a vistoria de veículos e como ela funciona, certo? Agora, vamos, de uma vez por todas, lhe convencer quanto a importância desse procedimento obrigatório no Brasil. Confira 5 motivos indiscutíveis para tornar a vistoria algo muito importante para quem utiliza um veículo.

  1. Garantia de que o carro está em condições de uso. Muito importante para quem comprou um carro usado. Na vistoria, será verificado se os itens obrigatórios de segurança estão regulares.
  2. Obtenção do laudo. Em alguns casos o laudo da vistoria é obrigatório, como emitir novo Certificado de Registro de Veículo (CRLV).
  3. Não ser enganado na compra de um carro usado. Na vistoria, é possível identificar peças falsificadas, assim como sua situação ilegal.
  4. Valorização na revenda do carro. O laudo da vistoria é uma espécie de certificado de qualidade, que vem em anexo registros fotográficos.
  5. Alto custo-benefício. Ao identificar problemas durante a vistoria, é possível tomar a decisão de compra com base em dados confiáveis. 

Conclusão

Sobretudo, a vistoria de veículos é um passaporte para a sua tranquilidade ao volante. Valorizar a importância desse procedimento traz benefícios para sua segurança e garante o sucesso  na compra e venda do veículo. 

Menu