Todo e qualquer investimento exige uma análise de viabilidade anterior ao seu implemento. 

Isso acontece porque investir em algo nada mais é do que aplicar um capital esperando um benefício futuro, ainda que sua obtenção seja incerta, já que, inerente a todo investimento, há o risco de sua perda

Por isso é necessário analisar a viabilidade de se investir na aquisição de um carro movido a energia limpa, os chamados carros elétricos

Fatores como investimentos no setor, grau de autonomia do veículo e até mesmo, a viabilidade de sua força motriz, devem ser considerados nessa tomada de decisão.

No texto de hoje, vamos analisar os principais elementos a serem considerados para se investir com responsabilidade em um carro elétrico.

Saiba mais no nosso blog:

Cuidados ao instalar uma película automotiva

Como funciona o carro elétrico?

O motor de um carro elétrico é composto por três peças principais: 

  • Bateria; 
  • Inversor;
  • Motor de indução; 
  • Sistema de recuperação de energia; 

Essas são as peças responsáveis por gerar o pulso elétrico em nível suficiente para colocar o veículo em movimento

Com a energia armazenada no interior da bateria do carro, é por ela encaminhada para o inversor,  responsável por converter a corrente contínua em alternada. 

A corrente alternada, por sua vez, é a que gera o pulso necessário para movimentar as rodas, pondo o veículo para andar. 

Diferentemente dos veículos comuns, que exigem a necessidade de reabastecimento em postos de gasolina, os carros elétricos permitem que sua recarga seja realizada em uma plataforma específica, ou até mesmo em casa. 

Saiba mais no nosso blog:

Confira os itens de segurança obrigatórios para seu veículo

Benefícios de um carro elétrico

Diminuição do ruído

Uma das primeiras, e mais notórias diferenças, é o barulho. O ruído gerado no motor elétrico é quase inexistente e bem, bem mais suave do que aquele gerado pelo carro tradicional, com motor queimando combustível fóssil.

Redução de poluentes

A inexistência de queima de combustível fóssil – gasolina ou diesel – nos automóveis movidos a eletricidade, é um dos motivos pelo qual ocorre a redução na emissão de gases poluentes na atmosfera.

Custo-benefício 

Ainda que a tarifa de energia elétrica esteja em alta em algumas regiões do Brasil, ela ainda continua sendo uma opção mais rentável se considerado os custos com combustível fóssil, cujo preço também se encontra em alta. 

Até mesmo porque, o veículo elétrico é capaz de consumir toda a carga, a aproveitando de forma mais eficiente diferentemente do que acontece no mecanismo veicular tradicional que desperdiça combustível ao invés de utilizá-lo em sua totalidade, de forma inteligente.

Saiba mais no nosso blog:

6 dicas para vender seu carro com segurança

O que é preciso saber antes de se ter um carro elétrico

Autonomia

A maioria esmagadora dos veículos elétricos já possuem um design que o posicionam nos graus mais altos do portfólio de luxo da marca da montadora, por isso sua atenção deve estar voltada para a autonomia

Isso significa dizer que além da infraestrutura urbana do local onde você reside, você precisa ficar atento à como o mercado se comporta, e isso demanda análises locais. 

Por exemplo, você precisa saber se a sua mecânica automotiva está preparada para atender veículos que apresentam uma estrutura interna diferente dos automóveis comuns. 

Estrutura física e incentivos governamentais

Autonomia também significa ter pontos de recargas distribuídas pelo tecido urbano, de modo que seja possível repor a bateria do veículo quando necessário ou sempre que possível, exatamente como acontece com os postos de gasolina. 

E falar em infraestrutura urbana é falar em iniciativas governamentais de fomento, ou seja, que estimulem o uso de veículos elétricos executando medidas que dêem suporte ao cidadão que decida adquirir um automóvel nesse formato.  

Energia solar

A energia solar é uma ferramenta que acaba se tornando foco da discussão quando o assunto é a utilização de veículos movidos a energia elétrica. 

Isso porque o mercado de carros elétricos no Brasil só consegue um terreno fértil para crescimento caso a tarifa de energia não seja tão cara, pois se assim for, as medidas não se compensarão financeiramente

Certo que a utilização de veículos elétricos diminui os efeitos nocivos ao meio ambiente, fato é que a distribuição de energia elétrica, monopólio de distribuidoras de energia, tem sido um ponto de reclamação da maioria dos consumidores do Brasil. 

Por isso que a busca por energia solar pode se tornar uma constante, já que, em tese, ela tem seu faturamento bem menor do que aquele que é efetuado no consumo da energia elétrica. 

Saiba mais no nosso blog:

Carro parado na garagem é perigoso! Faça uma inspeção antes de usar o veículo

Uma meta para a próxima década

Montadoras de luxo e generalistas foram taxativas quanto a uma meta definida: até a próxima década, uma eletrificação maciça de suas frotas de veículos distribuídos para venda. 

A emissão de gases poluentes na atmosfera encontra na queima do combustível fóssil uma de suas principais fontes. 

Isso acaba tornando a substituição de frotas veiculares por formatos elétricos, ou pelo menos hibridizados, uma pauta repetitiva na agenda de autoridades mundiais e governamentais. 

É inevitável que autoridades pelo mundo busquem fomentar o uso desse formato veicular, pois isso acaba gerando efeitos benéficos para um meio ambiente que já vem sendo bastante degradado. 

De todo modo, lembre-se sempre, seja na elétrica ou na solar, utilizar um carro movido a energia demanda estruturas que devem ser implementadas por você, pela economia da qual você participa e também pelo governo que o administra. 

E fique atento também às automotivas que você busca para lhe oferecer suporte quando de uma crise, manutenção ou vistoria veicular. 

Busque saber junto a esses profissionais se eles já se encontram capacitados para esse tipo específico de atendimento. 

#carroeletrico #energialimpa #energiasolar #energiaeletrica #investimento #mercado #economiabrasileira #mercadoautomobilistico #industriaautomobilistica #manutencaoveicular #vistoria #vistoriaveicular #dicasdecarro #dicasautomotivas #inspecao #inspecaoveicular #carro #paixaoporcarro #tesla #elonmusk

Menu