Texto por Jornal do Consórcio Além das conhecidas pastilhas e discos de freio, existe um outro componente que é essencial para o bom funcionamento desse sistema. O fluido de freio.

Confira também no blog da Engevel Vistorias: Saiba como evitar a pane elétrica

Quer entender por que e qual a importância dessa substância para o seu carro? Acompanhe neste post!

Entenda a importância do fluido de freio

O fluido de freio é uma espécie de fluido hidráulico, usado em sistemas de frenagem. A principal função desse fluido é simples. Transmitir a força exercida sobre o pedal do freio até as pastilhas, as quais, junto com os demais equipamentos, farão com que o veículo pare de se movimentar.

O fluido deve ser trocado conforme as especificações do manual do veículo, que geralmente é fixado em quilômetros. Diferentemente de outros produtos, o fluido de freio não diminui quando usado, mas se isso ocorrer não pode ser completado.

Isso porque o sistema de frenagem é considerado um sistema fechado que, pelas suas características, não deveria sofrer perdas. Portanto, se houver necessidade de completar o nível do fluido, possivelmente há um vazamento no sistema que precisa ser resolvido. Após solucionar esse problema, o fluido deve ser totalmente substituído, já que o vazamento pode comprometer as características do produto.

Uma outra curiosidade é que já existem ferramentas no mercado capazes de diagnosticar certas características do fluido, como o ponto de ebulição e a quantidade de água absorvida, que, neste caso, não pode ultrapassar 4%.

Como já foi dito, o ideal é observar o manual do seu veículo para verificar quando a troca deve ser feita. No entanto, recomenda-se a substituição do fluido a cada 10 mil quilômetros rodados ou uma vez por ano.

Agora que já sabe a importância do fluido de freio, o ideal é que você faça, sempre que possível, uma manutenção preventiva para checar o nível de fluido em seu veículo. Assim, você evita ser pego de surpresa com falhas no sistema de frenagem, garantido segurança para todos os passageiros.

Fonte original do textoJornal do Consórcio – https://www.jornaldoconsorcio.com.br/entenda-a-importancia-do-fluido-de-freio

Confira também no blog da Engevel Vistorias: Comprar pneu do carro – cuidados e dicas de como escolher

Menu