A película automotiva há tempos deixou de ser apenas um acessório ou algo voltado para a estética. Hoje, é difícil encontrar um veículo que não conte com esse recurso. Deixar o carro mais bonito ainda é uma das ideias. Mas a película automotiva também tem outras vantagens mais importantes:

  • Segurança. Um criminoso tem mais dificuldade para saber quem e quantas pessoas estão dentro do veículo, o que faz com que ele pense duas vezes antes de um roubo;
  • Temperatura e conservação. Como a película automotiva filtra boa parte dos raios solares, ela ajuda a impedir que o ambiente interno do carro esquente demais. Além disso, itens e peças de plástico ou borracha menos expostos a esses raios tendem a durar mais;
  • Claridade. Também pelo fato de ela filtrar os raios solares, a película automotiva reduz a claridade dentro do carro e o esforço visual do motorista;
  • Resistência. No caso de um impacto, seja com algum objeto, pequenos animais ou até em caso de colisão, a película automotiva, caso a pancada não seja forte demais, ajuda a impedir que o vidro trinque, quebre ou que estilhaços se espalhem.

Bem, agora que você já sabe que instalar esse item é importante para você e o seu carro, seguem alguns pontos aos quais todo proprietário de veículo precisa se atentar.

Só instale películas automotivas que estejam dentro da Lei

Sim, há leis que tratam sobre isso. E, caso elas não sejam cumpridas, o motorista pode ser multado e o carro reprovado na vistoria de transferência. Basicamente, é preciso garantir pelo menos os seguintes limites de visibilidade:

  • 28% nos vidros laterais traseiros e no vidro de trás;
  • 70% no para-brisa colorido do carro e dianteiros laterais;
  • 75% de visibilidade no pára-brisa transparente.

Aquela película refletiva, que não permite que se veja nada dentro do carro e que funciona como uma espécie de espelho, para quem está fora, é proibida.

Espessura e cor

Existe uma classificação das películas automotivas quanto à espessura, que vai de G5 a G50. Quanto menor esse número, mais grossa ela é, portanto menor é a entrada de sol no veículo. O ideal é sempre um nível intermediário, como o G20, bastante popular.

Isso, porém, varia de acordo com o gosto e a necessidade do proprietário do veículo e deve ser bem conversado com a empresa responsável pela instalação.

Quanto à cor, você pode nunca ter percebido, mas película automotiva não é tudo igual, não. Há tons de preto, azul e verde disponíveis. Pelo menos esses são os mais comuns. A escolher a cor ideal para cada tipo de cor de veículo garante um carro mais bonito e com maior valor de revenda.

Qualidade

Para quem não é especialista, fica difícil saber se aquele produto é de fato bom. Por isso, é fundamental buscar referências, na hora de instalar uma película automotiva. Pesquisa sobre a loja ou oficina e corra atrás de informações na internet ou com outros clientes.

Até porque o que ninguém que instala esse acessório quer é um vidro cheio de bolhas, depois, o que deixa o carro feio e diminui as vantagens da película citadas lá no começo.

Por fim, se você já tem película automotiva no seu carro, mas não se atentou a nada disso na hora da instalação e tem medo de ser multado ou de o veículo não passar em alguma vistoria? Procure a Engevel, faça uma inspeção e rode tranquilo!

Menu