Para ter o carro sempre limpo, muitas pessoas desembolsam um dinheiro que pode fazer falta no fim do mês. Sem falar nos outros gastos necessários para manter o carro seguro, como fazer a vistoria técnica e pagar a taxa do licenciamento.

Se você é uma dessas pessoas, que gosta de ter o carro impecável mas está achando pesado bancar a limpeza, ainda que semanalmente, fique conosco. Nós vamos dar dicas sobre como lavar o próprio carro, sem gastar muito.

Como lavar o carro sem pagar caro?

Para que o resultado seja do jeito que você espera, um passo muito importante é mudar hábitos. Trocar a mangueira pelo balde, por exemplo, pode impactar nas contas e ainda colaborar com atitudes sustentáveis para o meio ambiente.

De acordo com dados do WWF-Brasil, quando se utiliza a mangueira para essa tarefa, cerca de 300 litros de água são usados em apenas meia hora de lavagem. 

Esses números são ainda mais chocantes quando levamos em conta a quantidade de carros transitando no país: mais de 40 milhões. Cálculo baseado no número de habitantes do Brasil divulgado pelo IBGE.

Por isso, fique atento ao que vem a seguir e consiga ter o seu companheiro diário de quatro rodas sempre limpo e cheiroso, sem que você tenha que pagar caro por isso. São 3 dicas que podem fazer toda diferença no fim do mês. Confira:

1 – Troque a mangueira por baldes

Essa proposta mencionada acima traz retornos imediatos. Portanto, nem pense duas vezes em aceitá-la! Lembra dos 300 litros gastos em meia hora de lavagem? Pois ao se limitar a usar a água que está no balde, o motorista vai gastar apenas 20 litros para cumprir a missão.

2 – Utilize água de chuva

Mesmo que precise ocupar recipientes para armazenar água, esse trabalho vai valer a pena. Você não vai gastar água da torneira e, portanto, essa atividade só custará o seu esforço. 

Deixe alguns baldes e bacias próximos às calhas do telhado ou em uma área aberta em casa em dias de chuva. Mas não demore para lavar o carro, do contrário a água armazenada pode atrair o mosquito da dengue.

3 – Opte pela lavagem a seco

Nesse caso, será preciso fazer um investimento inicial, adquirindo produtos biodegradáveis, específicos para essa função. Muitos motoristas que tiveram essa experiência afirmam que esse processo deixa o carro mais limpo do que utilizando a água.

Se você pensa que os produtos para lavagem a seco podem danificar a pintura do carro, esqueça. Eles são feitos a base de cera vegetal e não tem nenhum efeito abrasivo ou químico. 

Além do produto, será necessário um pano de microfibra, que vai ser utilizado no final para retirar os resíduos de sujeira que permaneceram na superfície do carro. 

Vá até uma loja especializada em carros e lá você vai encontrar os dois materiais, inclusive juntos, em formato de kit.

Cuidados na hora de lavar o carro 

É comum vermos os motoristas lavando seus carros a céu aberto, embaixo do sol ou logo após dirigir. Pois saiba que essas práticas podem trazer sérios prejuízos para o veículo e riscos para a sua saúde. 

Em primeiro lugar, a alta temperatura pode acelerar a secagem e manchar a pintura do carro, e não é isso que você deseja, não é? 

Já fazer a lavagem logo após ter utilizado o carro, pode causar choque térmico, além de diminuir a vida útil das peças do automóvel.

A Engevel cuida do seu carro

A partir dessas informações, esperamos que você consiga manter o seu carro sempre brilhando e em bom estado, por muito tempo. Aproveite para pegar outras dicas de como cuidar do seu carro no nosso blog. Conte sempre com a gente para manter o seu carro novo e seguro.

Menu