Em alguns estados, o uso do ar-condicionado é quase que obrigatório, devido à intensidade de calor. O problema é que muitos condutores não fazem a limpeza correta do ar-condicionado ou mal sabem da necessidade desta manutenção. E é aí que mora o perigo, pois estes fatores podem acarretar em falhas em seu desempenho.

A manutenção é muito importante tanto para a durabilidade do sistema quanto para sua efetiva funcionalidade. Por isso, separamos algumas dicas importantes para você evitar que o seu ar-condicionado estrague justamente no verão, a estação mais quente do ano.

Veja cinco dicas de como utilizar e fazer a manutenção corretamente.

1 – O gás do ar não vicia nem fica velho, como você deve ter escutado por aí. Se tudo estiver correto, pode durar toda a vida útil do carro. Ele só precisará ser completado em caso de vazamento no sistema.

2- Mesmo em épocas mais frias, é recomendado ligar o ar condicionado do carro pelo menos uma vez por semana para circular o gás e o óleo. Faça isso por 10 minutos para garantir a lubrificação do sistema e evitar ressecamento das peças.

3 – Em caso de vazamento de óleo ou gás, você notará perda de eficiência do ar. Se você teve algum imprevisto recentemente como alguma batida de leve, encaminhe o carro a uma loja especializada para apurar o problema.

4 – Com função de filtrar o ar que vem da rua para dentro dos carros e retirar odores, o filtro de cabine não tem prazo de troca por quilometragem. Vai depender de como o motorista usa o carro. Se anda mais em engarrafamentos, por exemplo, o filtro terá duração menor. Por isso, é fundamental a checagem periódica, pelo menos a cada 20 mil quilômetros.

5 – Não se preocupe com o pinga-pinga embaixo dos carros com ar condicionado. Isso deve-se ao fato do sistema ter um respiro que expulsa para fora do veículo a umidade da troca térmica interna e tem a mesma função daquela mangueira do ar da sua casa. Isso só passa a ser preocupação se pingar no tapete do carro.

FONTE: https://www.terra.com.br/economia/carros-motos/meu-automovel/veja-dicas-para-o-ar-condicionado-nao-quebrar-no-verao,bdbff647e8603410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu